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A Tendência dos Assistentes Virtuais

O time de assistentes virtuais ou avatares de marcas que atuam como influenciadores no Brasil vem crescendo. Depois da Lu, do Magalu, ter se tornado uma referência de interações virtuais, outras empresas como Carrefour, Amaro, Natura e Casas Bahia também tiveram suas próprias personas digitais. Mas para isso precisamos entender a importância de um avatar para a marca. Avatares trazem humanização e modernidade para as marcas, eles são uma extensão da identidade, não só visual, mas intelectual de uma empresa.



Usar personagens para criar mais empatia entre o público e as marcas não é algo novo. Existem muitos exemplos de mascotes ao longo dos tempos que cativaram os corações dos consumidores. Porém, a evolução tecnológica somada a novos tipos de conteúdo está aumentando a procura por avatares para trabalhar o ambiente virtual com os consumidores.


Esse movimento está alinhado com a recente tendência do metaverso, um mundo 3D virtual compartilhado, imersivo via realidade aumentada ou virtual e colaborativo, a nova vertente da Meta, nova empresa controladora do Facebook.



É importante lembrar que um avatar é diferente de chatbot. Os Chatbots trazem um pouco mais de personalização ao atendimento digital, mas o seu principal objetivo é muito mais direcionado a agilidade e automatização do atendimento, enquanto avatares trazem a humanização da marca em tudo, e não apenas ao atendimento, eles demonstram os valores e personalidade da marca.


Para explicar melhor podemos ter o exemplo do Bahianinho das Casas Bahia, que agora é um adolescente, ele representa sua geração atual: um jovem hiperconectado, ativista em causas ambientais, de diversidade e inclusão. Ou seja, o avatar tem os mesmo propósitos e da marca.


Outro exemplo é a Lu da Magalu, que surgiu em 2003, como uma assistente virtual para humanizar a experiência de compra no e-commerce e estreitar a relação com os clientes através de seus conteúdos explicativos no site. Hoje, a Lu passou a ser porta-voz da marca e a transmitir seus valores e posicionamentos, ela se tornou tão presente na vida dos usuários que conta com mais de 21 milhões de fãs nas suas redes sociais, tem o maior perfil de varejista em redes como o Twitter e Facebook, já no Tik Tok, tem vídeos com mais de 16 milhões de visualizações orgânicas e alcançou um milhão de seguidores.  E a sua marca já conta com um Assistente Virtual para potencializar sua comunicação?

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