O atendimento automático ao cliente vem ganhando força no mercado nos últimos anos. Soluções como os chatbots otimizados em diversos canais de atendimento tornam a comunicação muito mais rápida e fácil.
Mas sabemos que muitas empresas ainda se questionam se trabalhar com um atendimento automatizado realmente traz resultados. além da dúvida que é sempre a mesma, será que o atendimento automatico é ainda é a melhor que o humano?
Vantagens do atendimento automático
A evolução da tecnologia trouxe uma revolução para a comunicação entre pessoas e empresas. Atualmente um cliente também pode conversar com a empresa, tirar dúvidas, fazer agendamentos, realizar pagamentos, confirmar procedimentos e solucionar problemas tudo de forma automatica sem precisar de um atendimento humano.
Isso possíbilita diversos benefícios as empresas como:
Otimização de processos
Ao automatizar tarefas manuais e constantes, a empresa ganha em otimização de processos, e com isso são reduzidos:
o tempo de resolução de problemas;
os riscos de falhas ou de erros de informação;
Assim, o negócio pode aumentar sua produtividade e melhorar seus serviços.
Agilidade
Com o atendimento automático, o cliente não precisa esperar horas para resolver coisas simples, não precisar entrar em uma fila de espera telefonica, ou esperar passar o final de semana para ser atendido em dias úteis, a solução é dada rapidamente e de forma automatica assim que ele manda mensagem para a empresa.
Além disso, a automatização desafoga os atendentes, que também se tornam mais ágeis e focados para resolver casos que realmemte requerem maior atenção e atendimento mais próximo ao cliente.
Impessoalidade
Em situações delicadas, a impessoalidade é vista como um benefício. O cliente pode ficar
constrangido de falar com um atendente sobre dívidas ou problemas familiares. Já com a automatização, ele pode resolver essas questões sem envolver outra pessoa.
Personalização e Humanização Mesmo sendo uma comunicação automatizada, a empresa não corre o risco de ser descarecterizada, isso porque o chatbots podem ser totalmente personalizados com o estilo de comunicação e persona da empresa, trazendo um ar mais humano a comunicação.
Vantagens do atendimento humano
O mercado hoje acha que o atendimento se tornará totalmente mecanizado. Como já pecebemos a tecnologia traz muitos benefícios, mas as pessoas têm habilidades que jamais serão substituídas, e por isso é tão importante entender as vantagens de trabalhar com um atendimento humano e digital em conjunto para oferecer o melhor ao seus clientes.
Flexibilidade
Por mais que a inteligência artificial evolua, a máquina só responde a padrões que são criados previamente. Ainda sim existem momentos que fogem do comportamento e das respostas pré programadas. Nesses casos, o ser atendimento humano passa a ser necessário para compensar e compreender a questão e reagir corretamente.
Complexidade
Casos complexos como reclamações, que envolvem mais de um problema ou que podem causar grandes danos à empresa, merecem uma atenção especial e um cuidado mais delicado com a situação. O atendimento humano é capaz de lidar melhor com essas situações e evitar que elas se tornem um problema ainda maior, dando mais atenção e suporte ao longo do problema.
Empatia
Há situações em que o cliente não quer respostas padronizadas e automaticas ele precisa apenas de alguém que o compreenda e que mostre importancia ao caso dele. Um exemplo disso é quando ele precisa fazer uma reclamação, um atendente tem maior capacidade para entender seu sentimento, oferecer palavras de conforto e encontrar
uma solução.
Mas afinal, o que os clientes preferem?
Os clientes querem um bom atendimento, que apresente profissionalismo, atenção e eficiência. Primeiramente, é preciso definir quais as necessidades dos seus clientes?
Onde eles gostam de ser atendidos, quais seriam os canais? quais suas principais
dúvidas e principais contatos de atendimento?
Você pode aliar atendimento humano e automático e explorar as potencialidades de cada modalidade, para oferecer a melhor experiência do usuário com conversas com sua empresa.
Usar tecnologia, para otimizar processos repetitivos e que podem ser resolvidos de forma mais rápida, facilita até mesmo para os atendentes, ou seja implementar chatbots e otimizando o atendimento não significa abrir mão das pessoas e sim utilizar ela de forma mais inteligente dentro do seu negócio.
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