top of page
Buscar
  • Foto do escritorVirtual Connection

ChatGPT, muito tem se falado, mas afinal o que é?

Eu testei, criei inclusive esse texto utilizando essa poderosa ferramenta, e vou te responder algumas perguntas como: O que faz, tipos, e suas limitações.


Bom para começar o chatGPT é um modelo de linguagem de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI que permite conversar com humanos de forma natural. Ele foi treinado em uma enorme quantidade de texto na internet para responder a perguntas e gerar texto baseado em contexto.


Resumindo, é basicamente um robô que vê tudo o que tem na internet (desde 2021) e faz cruzamentos de informações e relevância para te dar as melhores respostas.


Acho importante dizer que ele não é o único, desde 2017 existe sua prima brasileira chamada Iara, com ela, você pode fazer perguntas via whatsapp, funcionando como um “google”, mas que não te dá opções de links e sites para acessar as informações, ela já te dá a resposta objetivamente após verificar o que ela entende que é mais relevante disponível em sua base de conhecimento.


É aí que mora parte do perigo, as bases são sempre limitadas a banco de dados e enviesado pelo reforço da informação, então, dependendo de quanto uma fake News é disseminada em um determinado banco essa informação pode aparecer como resposta para você.


Mas não só de perguntas e respostas essa tecnologia vive, outra que está bombando e que ficou conhecida a um tempo pelas imagens incríveis no Instagram é o Lensa outra ferramenta que junta imagens de maneira impressionante, depois dessa onda instagramável foi popularizado sites como o Midjourney e o playgroundai.



É impressionante como funciona esse sistema, a inteligência artificial foi treinada com milhões de imagens reais e também de obras de arte de diferentes artistas, pintores ou escultores, além de diferentes tipos de materiais.


Quando o usuário digita uma frase, ou sobe uma imagem, e clica no botão para gerar a imagem, o codificador mapeia o texto (ou foto) para identificar do que se trata. Um modelo então mapeia esses itens ou termos com imagens que representam a informação semântica. E finalmente, um decodificador de imagens gera as representações visuais dessas informações.


Incrível né?! Mas não é perfeita, até eu conseguir usar as frases certas e descrever o que eu queria com a linguagem correta, apareceram várias formas deformadas e estranhas, diria até bizarras.


Já te contei de texto e imagem, você acredita que tem tecnologia até para criar MÚSICAS? Estou falando do Mubert, você assim como no midjourney, faz a descrição em inglês das características da música e ele te entrega até 1 minuto de uma composição específica só sua... finalmente ficou mais fácil criar um tema sem direitos autorais para o fundo dos nossos vídeos.

E para fechar com chave de ouro eu apresento a vocês o D-ID ele anima e coloca voz no avatar ou imagem que você subir, com várias de opções de vozes em português e uma qualidade incrível para vídeos.



E a Virtual Connection nessa história? Uma das ferramentas que utilizamos na empresa é justamente a IA para ajudar seus clientes de maneira objetiva respondendo diretamente à pergunta que ele faz sobre os seus serviços e produtos.


Conseguimos reduzir aquele “digite 1 — Para financeiro”, com milhões de opções e milhões de fraseologias que a gente já está cansado de escutas para apenas: “O que você deseja saber?” e a partir do que o cliente responde já conseguimos enviar automaticamente boletos, contar histórico de compras, alterar agendamento, dar mais detalhes sobre um produto ou serviço, tudo isso guiado pelo seu cliente, com um tempo muito menor de atendimento.


Segue abaixo o resultado do meu experimento com essas IAs (Inteligências artificiais) e os links para vocês acessarem todos os recursos que acessei, além do passo a passo:


1* Personagem: entrei no site Midjourney entre outros e testei várias descrições de imagens até encontrar o comando de prompt correto que gerou a Sônia.

2* Texto: entrei no ChatGPT e perguntei sobre o futuro do atendimento.

3* Música: baixei de um banco online de mídias.

4* Dublagem e animação: usei o D-ID .



Midjourney — https://midjourney.com/

Playground — playgroundai.com


Créditos finais para quem chegou até aqui:


Utilizei a IA clarice.ai/ para corrigir todo esse texto e você ainda pode colocar na extensão do seu chrome.




Conheça mais da Analie a Coordenadora da Virtual que escreveu essa matéria:



216 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page