Para criar um chatbot é necessário entender diversos pontos, como as necessidades do cliente, motivos do atendimento, fazer uma análise do conteúdo e muito mais. Conheça quais são as etapas de construção lendo a matéria completa a seguir.
1 Construindo uma jornada Para a jornada precisamos entender todo o caminho e estrutura que o cliente percorre durante o atendimento, todas as categorias ou tópicos centrais.
2 Escrevendo o conteúdo Na etapa de escrita, o ideal é pensar na linguagem que mais se identifica com o seu público, para isso é importante conhecermos nosso público alvo e persona. Vale lembrar, que cada canal tem sua particularidade e tipo de comunicação.
3 Curadoria A curadoria de conteúdo pode ajudar na estruturação e melhoria dos fluxos conversacionais que irão ter no bot. Assim, o bot pode ajudar a resolver as questões mais buscadas pelos usuários e a resolver problemas simples de forma rápida, fazendo um levantamento de perguntas ou frases frequentes.
4 Escolha a ferramenta ideal para criar o seu chatbot Com o fluxo em mãos, basta escolher uma ferramenta para inserir todo o conteúdo desenvolvido e conectar com os canais que deseja. Para a seleção da ferramenta, é muito importante levar em consideração as seguintes funcionalidades:
- Quais canais disponíveis para integração.
- Se tem a opção de IA (Inteligência Artificial.).
- Facilidade da Construção do Bot.
- Mensuração e levantamento de Resultados.
- Facilidade de Comunicação com o Suporte.
5 Desenvolvimento e primeiros testes.
Chegou a hora de levantar todo o material feito anteriormente e desenvolver a estrutura e funcionamento do seu bot e finalmente testá-lo normalmente, os testes acontecem dentro da própria ferramenta, sem a necessidade de publicação.
6 Lançamento e Primeiras impressões
Chegou a hora de lançar o bot para que os usuários tenham acesso a todos os recursos, é fundamental conectar o seu bot nos canais escolhidos e fazer a divulgação do seu novo canal de comunicação.
7 Curadoria e Mensuração
Sabia que o projeto não acaba no lançamento? Após colocar o chatbot no ar, o ideal é acompanhar os números e trabalhar na melhoria contínua do bot.
Nessa fase você pode identificar perguntas feitas pelos usuários, mas que não estão no fluxo do bot e acrescentá-las, pode verificar também perguntas e dúvidas mais frequentes dos usuários assim como os fluxos que não estão sendo usados para aprimora-los ou descarta-los. Tudo irá depender do comportamento do usuário. Fique atento a todos os detalhes. Quer saber como um atendimento de qualidade pode mudar o seu negócio e como seu clientes veem a sua empresa? Comece agora mesmo entre em contato conosco! A Virtual Connection destaca-se na excelência da qualidade em soluções inteligentes no atendimento ao cliente há 14 anos. Caminhamos em conjunto com as transformações digitais e para isso contamos com qualificação constante de nossa equipe, tecnologia e métricas sofisticadas com as melhores estratégias para o seu negócio decolar.
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