top of page
Buscar
  • Foto do escritorVirtual Connection

Conheças as etapas por trás da construção de um chatbot.

Atualizado: 28 de ago. de 2023

Para criar um chatbot é necessário entender diversos pontos, como as necessidades do cliente, motivos do atendimento, fazer uma análise do conteúdo e muito mais. Conheça quais são as etapas de construção lendo a matéria completa a seguir.


contrução de chatbots

1 Construindo uma jornada Para a jornada precisamos entender todo o caminho e estrutura que o cliente percorre durante o atendimento, todas as categorias ou tópicos centrais.



2 Escrevendo o conteúdo Na etapa de escrita, o ideal é pensar na linguagem que mais se identifica com o seu público, para isso é importante conhecermos nosso público alvo e persona. Vale lembrar, que cada canal tem sua particularidade e tipo de comunicação.



3 Curadoria A curadoria de conteúdo pode ajudar na estruturação e melhoria dos fluxos conversacionais que irão ter no bot. Assim, o bot pode ajudar a resolver as questões mais buscadas pelos usuários e a resolver problemas simples de forma rápida, fazendo um levantamento de perguntas ou frases frequentes.


4 Escolha a ferramenta ideal para criar o seu chatbot Com o fluxo em mãos, basta escolher uma ferramenta para inserir todo o conteúdo desenvolvido e conectar com os canais que deseja. Para a seleção da ferramenta, é muito importante levar em consideração as seguintes funcionalidades:


- Quais canais disponíveis para integração.

- Se tem a opção de IA (Inteligência Artificial.).

- Facilidade da Construção do Bot.

- Mensuração e levantamento de Resultados.

- Facilidade de Comunicação com o Suporte.


5 Desenvolvimento e primeiros testes.

Chegou a hora de levantar todo o material feito anteriormente e desenvolver a estrutura e funcionamento do seu bot e finalmente testá-lo normalmente, os testes acontecem dentro da própria ferramenta, sem a necessidade de publicação.



6 Lançamento e Primeiras impressões

Chegou a hora de lançar o bot para que os usuários tenham acesso a todos os recursos, é fundamental conectar o seu bot nos canais escolhidos e fazer a divulgação do seu novo canal de comunicação.



7 Curadoria e Mensuração

Sabia que o projeto não acaba no lançamento? Após colocar o chatbot no ar, o ideal é acompanhar os números e trabalhar na melhoria contínua do bot.

Nessa fase você pode identificar perguntas feitas pelos usuários, mas que não estão no fluxo do bot e acrescentá-las, pode verificar também perguntas e dúvidas mais frequentes dos usuários assim como os fluxos que não estão sendo usados para aprimora-los ou descarta-los. Tudo irá depender do comportamento do usuário. Fique atento a todos os detalhes. Quer saber como um atendimento de qualidade pode mudar o seu negócio e como seu clientes veem a sua empresa? Comece agora mesmo entre em contato conosco! A Virtual Connection destaca-se na excelência da qualidade em soluções inteligentes no atendimento ao cliente há 14 anos. Caminhamos em conjunto com as transformações digitais e para isso contamos com qualificação constante de nossa equipe, tecnologia e métricas sofisticadas com as melhores estratégias para o seu negócio decolar.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page