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Guia de Integração dos canais de atendimento


Pessoas se comunicando em canais diferentes.

Conversar, pedir comida, realizar um pagamento online, agendar uma consulta e muitos outros, tudo passou a ser resolvido com um simples clique no celular, de forma mais ágil e fácil.


Com tantas mudanças no comportamento de se comunicar do consumidor, é importante que as marcas estejam presentes nos canais de comunicação mais utilizados pelos seus clientes, oferecendo uma experiência integrada e única em cada canal.


E para obter sucesso nessa estratégia, só é possível com a integração de canais através de um atendimento automatizado, que consiste em oferecer um atendimento consistente e eficaz, independente do canal que o cliente escolher para se comunicar com sua empresa, seja ele por WhatsApp, pelas redes sociais, ou até mesmo o próprio chat da empresa.


Confira neste material, sobre a importância da integração dos canais de atendimento e os benefícios que isso pode trazer para o seu negócio.


Mas quais canais de atendimento deve ser usado?


É importante destacar lembrar que os consumidores passam por diversos meios de comunicação e, por isso, é tão importante que as empresas também sejam omnichannel, ou seja, para estarem em mais de um canal ao mesmo tempo.


Omnichannel é a estratégia que usa vários canais de atendimento ao cliente, seja para marketing ou vendas, para alcançar clientes e oferecer uma experiência de qualidade a esses potenciais consumidores, criando diferentes pontos de contato. A ideia principal é não apenas usar diferentes canais para sua comunicação, mas priorizar a sinergia entre essas plataformas.


O principal objetivo de uma comunicação omnichannel é conseguir atender ao cliente, onde e quando ele deseja. Com esse objetivo em mente, as empresas passam a buscar melhorar a experiência do usuário, desde o momento que ele conhece a marca até a compra, considerando as diferentes etapas do funil de vendas.


Essa estratégia surgiu para atender a demanda dos clientes cada vez mais digitais, que exigiam respostas mais rápidas e em vários canais. Para estar sempre presente e não deixar ninguém sem atendimento.


Como escolher os melhores canais de atendimento?

Para saber em quais canais você precisa estar presente para conseguir atender com excelência, é necessário primeiro conhecer a sua persona. Só assim você poderá identificar qual o tipo de comunicação essa persona prefere e em quais canais.


Hoje em dia, os canais de mensageria são os mais utilizados porque atendem os clientes com facilidade, de forma rápida e prática. Esses canais são todas as plataformas em que ocorrem trocas de mensagens, ou seja, aplicativos como o WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram e mensagens de texto.


Como as pessoas estão cada vez mais presentes nesses aplicativos, é fundamental que as empresas disponibilizem atendimento por todos eles.


Sabemos que gerenciar diversos canais de comunicação, aplicativos de mensagem e telefones para contato, não é simples. É aí que os chatbots podem facilitar o dia a dia do seu negócio. Além de acelerar o atendimento e reduzir reclamações, eles também aumentam as chances de vendas e satisfação.


Gráfico 2022 dos canais aonde as empresas tem produzido mais bots, pesquisa Mobile time referente a 94 empresas desenvolvedoras de Bots do País.
Gráfico 2022 dos canais aonde as empresas tem produzido mais bots, pesquisa Mobile time referente a 94 empresas desenvolvedoras de Bots do País.

Como integrar os canais de atendimento da sua empresa: Aplicar o que é omnichannel em uma empresa pode ser mais simples do que você imagina. Para isso, você precisa escolher as ferramentas certas para integrar sua estratégia, entre elas, os chatbots. Pense sempre nos canais que sua empresa precisa estar.


Chatbots são assistentes virtuais que simulam um atendimento humano na forma de conversação. Eles são ótimos para resolver problemas dos clientes com mais assertividade, pois possuem conteúdos e objetividade no atendimento.


Chatbots permitem que os clientes se sintam acolhidos e satisfeitos com o resultado da sua pesquisa, mesmo que seja totalmente digital. Eles também permitem que os clientes tenham acesso direto a boletos, informações, históricos de pagamento, etc.


Chatbots funcionam como uma ferramenta de inovação tecnológica que, através de um sistema de automatização, compreende, traduz e interpreta as necessidades dos usuários e as converte em soluções e decisões em tempo real.


Chatbots permitem que os usuários tenham acesso ao atendimento de uma empresa 24 horas por dia, em qualquer lugar do mundo. Com o atendimento digital, é possível sanar dúvidas, emitir boletos e efetuar compras. O atendimento digital permite que os usuários tenham o que precisam de forma prática e objetiva.


Por meio do uso de chatbots em uma estratégia de omnichannel, você pode oferecer uma experiência do cliente que seja ao mesmo tempo automática e personalizada em todas as plataformas que seu cliente costuma estar, como:


Exemplos dos diversos canais de atendimento.

Quais são os benefícios de integrar os canais de atendimento da sua empresa?

A estratégia omnichannel busca a unificação e a sinergia das plataformas, fazendo um atendimento começar pelas redes sociais e poder ser continuado pelo WhatsApp ou chat da empresa. Isso porque todo o histórico e dados do contato são mantidos em qualquer plataforma por trabalharem de forma unificada.


Integrar todos os pontos de atendimento da sua empresa é a melhor solução para oferecer uma experiência de comunicação mais fluida e intuitiva, e ainda contar com diversas funcionalidades para ajudar o seu negócio.


Funcionalidades do Omnichannel

+ Agilidade no atendimento


+ Atendimentos Personalizados


+ Fidelizações de clientes


+ Padronização do atendimento


+ Maior satisfação do público


+Acompanhamento do histórico de solicitações do cliente


+Facilidade na troca de informações da base de cliente entre setores


Oferecer um atendimento inteligente é a chave para ampliar as vendas e sanar as dúvidas do público com eficiência.


Você viu quantas soluções conseguimos trazer para o seu negócio utilizando uma estratégia de atendimento omnichannel?



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