Para garantir que seu cliente se sinta bem atendido desde o primeiro contato é essencial acompanhar a jornada do paciente. Quando isso é feito, a satisfação e fidelização é muito maior.
Conhecer a jornada do paciente é essencial para garantir que todo o atendimento seja feito com qualidade, identificando pontos que devem ser melhorados e enaltecendo os pontos positivos que a clínica oferece.
Por exemplo, se durante a jornada do paciente foi identificado que ele sente dificuldades em marcar consultas, significa que a equipe precisa encontrar soluções para esse problema, seja aumentando o número de horários ou melhorando a organização da agenda.
Além disso, acompanhar a jornada do paciente permite identificar quais canais de divulgação estão dando resultados, pois no momento em que o paciente entra em contato com a clínica, é possível descobrir por meio de qual canal ele soube da empresa e dos serviços oferecidos, e também por qual canal ele entrou em contato. Isso ajuda a administrar melhor o dinheiro investido, focando em canais onde o
público-alvo realmente esteja e faça sentido dentro da estratégia da clínica.
Conheça mais das etapas da jornada em uma clínica
O primeiro passo da jornada do paciente começa pelo contato para agendamento de consulta. Já nesse momento, é importante que o paciente sinta-se bem atendido. Para
isso é importante se atentar ao atendimento oferecido, não adianta um telefone para contato que ninguém atende, ou um WhatsApp que levam horas para que um atendente responda. Portanto, é importante oferecer canais de atendimento eficazes, em que o cliente ligue ou envie uma mensagem e logo seja respondido, todo esse fluxo de atendimento se torna mais eficaz quando pode ser feito com a ajuda de um chatbot para lidar com os atendimentos de forma automatica, ou seja o cliente manda mensagem e já é respondido na hora, e nos casos que requerem mais atenção realmente transferir para um atendente humano.
Após esse primeiro contato ser feito e a consulta agendada, o paciente passa para a segunda etapa da jornada, que é a confirmação da consulta. Nesse momento, é essencial entrar em contato com os pacientes, seja por ligação ou por mensagem, confirmando o comparecimento dele. Isso demonstra atenção e organização com a agenda.
Nessa etapa com a ajuda de um chatbot você tem a funcionalidade de envio de lembretes no qual ele envia uma mensagem automática lembrando o paciente da consulta agendada.
O terceiro passo da jornada do paciente na clínica diz respeito à consulta, o momento em que o paciente chega pela primeira vez na clínica, aos dados e histório da paciente que serão colocados na ficha, a e conversa sobre os procedimentos e necessidades do paciente.
Após isso entramos no quarto passo onde é hora de agendar o retorno do paciente. É essencial contar com uma organização eficiente da agenda, evitando marcar pacientes em um mesmo horário ou esquecendo de incluir outros. Esse processo deve ser feito com atenção e clareza.
Por esse motivo é importante manter contato com o cliente, para lembrar dos procedimentos, dias do agendamento e garantir que em novas necessidades a sua clínica seja a primeira e única que ele entrará em contato.
Para garantir que toda essa jornada seja feita de maneira correta, vale a pena contar com o auxílio de ferramentas tecnológicas como o chatbot.
Com o chatbot seus atendimentos ficam mais fáceis e impedem que ocorram erros no contato com o cliente, veja os principais erros que podem ocorrer e que são solucionados de forma fácil e rápida com um chatbot.
Demora no atendimento dos pacientes: com chatbot sua clínica estará disponível para atender pacientes 24 horas por dia 7 dias na semana sendo possível tirar dúvidas pedir informações e até realizar o agendamento da consulta.
Falta de dados sobre os atendimentos: com o chatbot você conta com um dashboard completo e diversos relatórios para te ajudar a tomar decisões certeiras, é possível acompanhar os atendimentos diários e até ter estatísticas sobre os atendimentos, além de contar com um histórico de todos os pacientes facilitando as estratégias de conversão entendendo cada necessidade.
Falta de organização no fluxo do atendimento: Além de classificar os pacientes conforme vão avançando no fluxo da clínica, o chatbot também conta com um funil de vendas no qual é possível ver em qual etapa cada paciente se encontra.
Muitos pacientes faltando as consultas: para fazer com que haja uma diminuição no número de pacientes faltantes, o chatbot tem uma funcionalidade de envio de lembretes no qual ele envia uma mensagem automática lembrando o paciente da consulta agendada, além disso é possível fazer o paciente responder a confirmação do agendamento com antecedência evitando assim faltantes e ajudando a organização da sua agenda para os reagendamentos.
Dificuldade em acompanhar todas as mensagens: Um chatbot possuí uma central de mensagens, onde todas as conversas de diferentes canais aparecem em um único lugar, facilitando o acompanhamento de todos os atendimentos sem precisar mudar de plataforma. Quer saber mais? Baixe agora nosso Guia de agendamento de consultas e tenha acesso
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