Buscar
  • Virtual Connection

Você já ouviu falar sobre metaverso?

Se você chegou até aqui, é porque já ouviu falar sobre essa tendência que vem se popularizando e ganhando cada vez mais força.

Nos últimos meses, a criação de um universo virtual, compartilhado e hiper-realista virou o centro das atenções. Um universo virtual inteiro, onde cada pessoa possa ser, fazer e construir o que quiser. Essa é uma definição que se encaixa perfeitamente ao metaverso, termo que, desde o fim de 2021, se tornou uma das palavras mais buscadas da internet.

A ideia do Metaverso não nasceu agora, ela surgiu em 1992, em um livro de ficção científica, chamado Snow Crash, de Neal Stephenson, mas é fato que o assunto ganhou status de revolução tecnológica em outubro de 2021, depois que Mark Zuckerberg anunciou que a empresa Facebook mudaria seu nome para Meta. Ele também declarou que o foco da companhia passaria a estar no mercado de realidade virtual (VR) e de realidade aumentada (VA).



Para a grande maioria das pessoas, esse universo tão digital ainda é muito distante, parecendo algo muito complexo, porém provavelmente, o que hoje parece complicado demais, em alguns anos, será rotineiro no nosso cotidiano e de fácil acesso para as novas gerações que já nasceram conectadas nesse mundo digital.

Mas o que realmente é o metaverso? O metaverso é um mundo alternativo, baseado em tecnologias de realidade virtual, estendida e aumentada. A ideia é que entrar nesse mundo digital e super conectado, possa ser feito por meio de vários dispositivos e plataformas. No metaverso será possível criar avatares que serão a forma de nos representar nesse mundo digital, podendo se conectar com diversar pesssoas, assistir filmes no cinema, visitar lojas, realizar compras online, viajar pelo mundo. Além disso a ideia do metaverso é unir o mundo físico e digital.



Que tal realizar uma compra online? Você não precisa sair de casa, basta apenas se conectar ir com seu avatar a loja online experimentar a roupa, realizar a compra no metaverso e receber no conforto da sua casa? Isso será possível dentro do metaverso. O Metaverso tem a proposta de se tornar realmente um outro mundo porém conectado ao nosso, no qual existe uma economia, uma sociedade, trabalhos e muito mais. Apesar de estar em desenvolvimento, grandes empresas já entenderam a importância e potencial do metaverso, e começaram a investir nisso. Hoje em dia por exemplo já é possível comprar um terreno no metaverso.



Mas o metaverso mudará o mercado? Hoje somente para o grupo do Meta (Antigo Facebook) já existem mais de 15 mil vagas abertas para essa área. Nunca antes, em toda a história, houve uma oportunidade tão grande para determinados profissionais, e nem tanta escassez de pessoas para trabalhar nesse projeto.



Hoje em dia já temos algumas coisas acontecendo no metaverso como reuniões virtuais de trabalho, lives de artistas, desfiles de moda e muito mais. Tudo isso se popularizou durante a pandemia e a ideia é que continue evoluindo com a chegada do metaverso que está em contante desenvolvimento. E você está pronto para embarcar a sua marca nesse mundo Virtual?



11 visualizações0 comentário