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Conheça o novo modelo de cobrança do Whatsapp.

Atualizado: 7 de jun. de 2023

Começou no dia 1º de junho de 2023 o novo modelo de cobrança da api do whatsapp Business, as empresas que utilizam o serviço terão novos valores de cobrança. Veja agora o que você precisa saber sobre essa mudança.



Mas o que é o WhatsApp Business API?

Atualmente o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do mundo, ele é indispensável não só para a comunicação pessoal entre amigos e familiares, mas também para diversas empresas que utilizam seu serviços para vendas, divulgações, marcar atendimentos, vendas e muito outras funcionalidades.

Além de permitir a comunicação mais fácil e agil, o WhatsApp Business ainda garante:

  • Perfil comercial que exibe endereço, e-mail e site da empresa;

  • Automação de respostas rápidas com informações essenciais;

  • Classificação de mensagens com etiquetas que facilitam a organização e a usabilidade;

  • Possibilidade de desenvolver chatbots para o ganho de escalabilidade, engajamento e fidelização de clientes (disponível para a versão API).


Antes de falar do novo modelo de cobrança é importante entender como são classificadadas as conversas e como elas impactam nesse novo cenário.

  • Uma conversa é o ciclo iniciado quando a primeira mensagem é enviada pela empresa, podendo ser uma primeira interação ou uma resposta de alguma mensagem do cliente.

  • Uma sessão de conversa é medida no período fixo de 24 horas. Ou seja o usuário e a empresa podem trocar ilimitadas mensagens, dentro desse prazo. Qualquer mensagem comercial enviada após tal período dá início a uma outra sessão.

Como funciona cobrança por conversas?

O modelo de precificação válido até maio de 2023 baseava-se em duas formas:

  • Quando o usuário entra em contato com a empresa, por exemplo para situações de atendimento e suporte;

  • Quando a empresa entra em contato com o usuário, como em notificações sobre promoções, atualização de envios, pagamentos, etc. Nas duas opções, a cobrança por sessão de conversa é renovada a cada novo ciclo de 24 horas, iniciado após o envio de uma mensagem comercial.


O que vai mudar no modelo de cobrança do WhatsApp Business?

O WhatsApp Business manteve a precificação por sessão de conversa, e o ciclo de 24 horas, mas o novo modelo trará duas mudanças principais. A primeira sobre os critérios para conversas gratuitas, e a segunda das categorias para cobrança, que passarão a ser quatro (e não duas, como era anteriormente).

1. Conversas de Serviço É a única que se enquadra entre as conversas que são iniciadas pelo cliente.


Conversas de serviço Independentemente do tema ou do conteúdo, o valor atualmente cobrado por sessão será de: Taxa Iniciada pelo Usuário: $0.0011 Taxa Iniciada pelo Negócio: $0.0055 Exemplo: "Olá gostaria de agendar uma consulta." "olá gostaria de mais informações sobre o produto"

2. Conversas de Autenticação Esse formato de notificação ativa é utilizados em processos de reconhecimento ou confirmação da identidade, para autenticação, verificação, login e etc.


Conversas de autenticação o valor da sessão por esse tipo de conversa é de: Taxa Iniciada pelo Usuário: $0.0011 Taxa Iniciada pelo Negócio: $0.0055 Exemplo: "Use o código 1234 para realizar a autenticação"

Informações adicionais: Os modelos de autenticação são os mais restritos. Pelas normas da Meta, as empresas:

  • Devem usar os modelos predefinidos do WhatsApp, que incluem complementos opcionais, como avisos legais de segurança e informações de validade;

  • Devem incluir um botão de senha descartável (para que o usuário copie ou toque para ser redirecionado);

  • Não podem usar URLs, mídias e emojis no conteúdo;

  • Precisam limitar o conteúdo em 15 caracteres.

3. Conversas de Utilidade Nesse modelo falamos sobre as solicitações, transações e atualizações. Aqui a empresa pode atualizar clientes sobre, processos em andamento, agendamentos, extratos de faturas recorrentes e outras notificações pós-vendas.


Conversar de utilidade por cada sessão categorizada dessa forma, serão cobrados: Taxa Iniciada pelo Usuário: $0.0011 Taxa Iniciada pelo Negócio: $0.0055 Exemplo: "Sua consulta ficou agendada para dia 10/06 as 10h da manhã"


4. Conversas de Marketing

Nesse modelo falamos de promoções, ofertas e convites para que clientes realizem algum tipo de ação, como solicitações para responder ou concluir uma compra. O custo da sessão é de: Taxa Iniciada pelo Usuário: $0.0055 Taxa Iniciada pelo Negócio: $0.0011


Exemplo:

“Agradecemos o seu pedido! Use o código MEUMIMO para receber um brinde no seu próximo pedido.” - "Finalize o seu pedido, suas escolhar aguardam no carrinho!"

Conversas gratuitas para o seu negócio.

O WhatsApp manteve o saldo gratuito de 1.000 primeiras conversas iniciadas pelo usuário, independentemente da quantidade de telefones incluídos. Até então, a gratuidade valia independente de quem iniciasse as mil primeiras conversas (usuário ou empresa).


Meta Ads e Facebook Pages Também não haverá cobrança quando o usuário entrar em contato com a empresa por meio de anúncios de clique para WhatsApp ou de uma página do Facebook. A sessão de conversa iniciada por uma dessas duas fontes de contato terá a duração de 72 horas, ou seja o período de gratuidade é 3x maior, sendo mais tempo para o lead completar a jornada e converter!


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, nós te ajudaremos a definir e entender melhor as soluções para o seu whatsapp bussines, reduzindo seus custos e aumentando a eficiência dos seus atendimentos.


A Virtual Connection destaca-se na excelência da qualidade em soluções inteligentes no atendimento ao cliente há 13 anos. Caminhamos em conjunto com as transformações digitais e para isso contamos com qualificação constante de nossa equipe, tecnologia e métricas sofisticadas com as melhores estratégias para o seu negócio decolar com Inteligência Artificial em serviços conversacionais através de Chatbots.

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