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  • Foto do escritorVirtual Connection

O que esperar dos consumidores da Geração Z, suas caracteristicas e forma de consumo.

Dois fatores são imprescindíveis para o sucesso na comunicação das empresas com seu público: primeiro o entendimento de quem é esse público, como ele pensa, quais seus desejos e suas dores, para assim ter a correta segmentação da mensagem e da comunicação que será usada para esse perfil.

Se o seu negócio procura se conectar com um consumidor mais jovem, então estamos falando da geração Z. Ela é diferente na forma de se relacionar com a sociedade, nas suas escolhas como consumidores e naquilo que esperam das marcas. Portanto, é fundamental entender como ela pensa.

Mas quem são eles? Formada pelos nascidos entre meados da década de 1995 e 2010, compreende os primeiros nativos digitais, que valorizam fortemente o consumo responsável e a expressão da sua identidade. Desde pequenos, foram expostos à internet, às redes sociais e às tecnologias mobile. Tantas influências e plataformas contribuíram para que está seja uma geração hipercognitiva, muito confortável em entender e cruzar referências de múltiplas fontes de informação, integrando a vida online com a offline.

Para entender melhor o impacto da geração Z nos padrões de consumo no Brasil, a McKinsey realizou um estudo em parceria com a Box 1824, agência de pesquisa especializada em tendências de consumo, comportamento e inovação. A pesquisa considerou insights sobre está geração obtidos em três cidades brasileiras.



Como eles se comportam e quais suas características? Esse estudo revelou um comportamento chave da geração Z: A busca pela verdade! Os jovens da geração Z valorizam a expressão individual e rejeitam rótulos. Mobilizam-se em comunidades por diferentes causas nas quais acreditam e que apoiam. Apostam em diálogar como a maneira de melhorar o mundo. São altamente práticos ao tomar decisões e relacionar-se com organizações e empresas.


Esses comportamentos refletem na forma em que essa geração entende o consumo e se relaciona com as marcas. As empresas devem estar atentas a alguns pontos principais:

Propósito

Eles não compram pelo simples ato de comprar, eles buscam empresas que compartilham os seus valores e apresentam um propósito claro para as suas soluções.

Eles preferem que os produtos sejam alinhados às suas crenças pessoais, é importante também conhecerem detalhes sobre a origem das matérias primas, o processo de produção da mercadoria, para entender se eles estão de acordo com o que eles acreditam.


Consumo responsável

São jovens que cuidam do seu orçamento e analisam os produtos com cuidado antes de fazer uma compra, eles procuram manter um consumo responsável, evitando compras por impulso e buscando avaliações de outros clientes e recomendações de pessoas que confiam, como amigos, familiares e também influenciadores. Portanto, vale a pena investir em prova social para influenciar a decisão de compra desse público.


Consciência socioambiental

Uma das gerações mais engajadas em causas sociais, ambientais e políticas. Tratam-se de consumidores preocupados com a sustentabilidade, a igualdade social e o desenvolvimento econômico e isso se reflete nos seus hábitos de consumo também.



Diversidade

Não há lugar para estereótipos ou rótulos, são a geração que mais valoriza a diversidade e inclusão, desejando quebrar de preconceitos e paradigmas das gerações anteriores.

Esse público preza pelo respeito e pela individualidade de cada um, assim como a desconstrução dos conceitos predefinidos de gênero, raça, classe e idade. E eles esperam que as marcas se posicionem da mesma maneira.


Conectividade

Eles valorizam a comunicação e o diálogo, e para isso, a internet e as redes sociais desempenham um importante papel para eles.

Por isso, é essencial que as marcas também estejam presentes nesses canais para se relacionarem com esses consumidores, adaptarem a experiência de compra para que o cliente consiga navegar e comprar com facilidade pelo mobile.


Imediatismo

Tudo deve ser realizado com agilidade, incluindo as compras. Isso significa proporcionar uma experiência fluida e sem barreiras ou muitos desafios, por meio de recursos como um site rápido, um checkout intuitivo, um pagamento rápido ou até mesmo uma compra por whatsapp de forma simplificada.


Personalização

As experiências são mais importantes do que os produtos em si, esses consumidores valorizam a expressão da individualidade de cada um, oferecer uma experiência personalizada se torna fundamental.


Omnicanalidade

Eles valorizam a experiência proporcionada pelas lojas físicas, mas também gostam da agilidade oferecida pelo processo de compra do e-commerce.

A solução, portanto, é apostar no varejo omnichannel, integrando o melhor do mundo físico ao digital para proporcionar uma experiência mais completa para o cliente.


Como podemos ver, a geração Z é feita por jovens que estão revolucionando os comportamentos, de consumo e varejo como sua personalidade, suas opiniões formadas e formas de consumo consciênte.


Agora que você conhece quem é a geração Z e quais são as suas principais características, pode começar a adaptar seu negócio para atender às necessidades dessa geração.

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