Qualidade no atendimento ao cliente é o resultado de diferentes ações durante todo o relacionamento do consumidor com a sua empresa. Por exemplo, quando você precisa comprar um produto e recebe um atendimento de qualidade no primeiro contato com a marca, com um vendedor atencioso que esclareceu todas as suas dúvidas, ou quando você precisa solicitar um serviço e o atendimento é rápido e agil tirando todas as suas dúvidas, ou com agendamento e soluções rápidas.
Independentemente de qual etapa do processo de compra esse atendimento aconteça seja antes ou após a compra, não se pode esquecer que ele tem impacto direto em todo o relacionamento com o cliente. Pois ele pode influenciar diretamente a decisão de compra, sua fidelização e até mesmo na forma como ele divulga e comenta sobre a sua empresa com outras pessoas.
Mas como garantir um atendimento de excelência aos seus clientes? Um dos caminhos é se atentar aos 5 pilares que iremos explicar abaixo:
Atenção
Comprometimento
Satisfação
Otimização do tempo
Superação das expectativas
Atenção
A qualidade no atendimento ao cliente começa no momento em que você dedica a ele total atenção. O diferencial de um bom atendimento é saber ouvir qual sua necessidade para, somente depois, identificar o que oferecer para solucionar o seu problema.
Comprometimento
Prestar um atendimento de excelência é preciso fazer com que o cliente se sinta seguro e que a empresa está comprometida com o que ele realmente precisa.
É preciso mostrar que a sua dor realmente importa, e que será feito o máximo possível para solucionar os seus problemas.
Satisfação
A satisfação do cliente é realmente a melhor estratégia de negócio, mas é importante lembrar que esse objetivo não deve ser apenas no momento da venda, até porque o pós-venda é outra etapa que também requer atenção, pois é um dos motivos que tornam o consumidor fiel à marca.
Otimização do tempo
Otimizar o tempo de atendimento é outro ponto que determina a qualidade do atendimento.
Uma maneira de conseguir isso é treinando bem as equipes e utilizando ferramentas que facilitem as tarefas do seu time, como as que reúnam em um único lugar todas as informações dos consumidores como um crm ou trabalhando com um atendimento automatizado como o chatbot.
Superação das expectativas
Resolver a questão do consumidor é essencial, mas ir além disso é o diferencial da sua marca. Além de melhorar a experiência do cliente, reforça os outros pilares de um atendimento de qualidade:
A atenção: mostra que você estava atento ao problema que o cliente apresentou.
O comprometimento: a sua equipe fez de tudo para ajudá-lo.
A satisfação: não foram medidos esforços para fazê-lo feliz.
É claro que para proporcionar um atendimento de qualidade existem diversas pontos importantes, veja alguns exemplos:
Conhecer bem o seu público.
Treinar a equipe para terem domínio sobre o produto ou serviço oferecido.
Saber como apresentar os benefícios do seu produto ou serviço, e não apenas focar em fechar a venda.
Oferecer um atendimento personalizado e humanizado.
Ser sincero e cordial nos atendimentos.
Manter o mesmo padrão de qualidade em todos os canais de comunicação.
Identificar a maneira certa de abordar e se relacionar com cada cliente, evitando atendimentos mecanizados.
Alinhar as expectativas entre empresa e cliente.
Nunca deixar o consumidor sem resposta.
Valorizar a equipe de atendimento.
Agora que você já sabe quais passos deve implementar para elevar os seus atendimentos, entre em contato conosco e entenda como a Virtual Connection pode facilitar o atendimento do seu negócio!
A Virtual Connection destaca-se na excelência da qualidade em soluções inteligentes no atendimento ao cliente há 14 anos. Caminhamos em conjunto com as transformações digitais e para isso contamos com qualificação constante de nossa equipe, tecnologia e métricas sofisticadas com as melhores estratégias para o seu negócio decolar.
Comments