Buscar
  • Virtual Connection

NFT - Você sabe o que é?

Atualizado: 17 de mai.


Sabemos que as pessoas ainda sentem dificuldades em acreditar e confiar naquilo que não se vê, ainda mais quando falamos do digital. Atualmente temos visto vários temas que ficaram mais conhecidos e um deles é NFT, mas o que realmente é um NFT?

Basicamente é um objeto que existe somente na internet (ou seja totalmente digital), podendo ser absolutamente qualquer coisa, desde uma foto, um desenho, uma arte, um vídeo, uma música, um som, e que pertence a uma única pessoa, em registro normal, com contratos autônomos, assegurados pela blockchain (empresa de serviços financeiros de criptomoeda). A definição da sigla NFT é “non-fungible token”, ou seja uma tecnologia não-fungível que são únicas, não existem iguais e não podem ser substituídas ou copiadas. Ou seja um NFT é única! Recentemente, o jogador de futebol Neymar entrou para o time de milionários que aderiram ao movimento dos “macacos entediados”, investindo cerca de R$ 6 milhões em 2 peças.


Mas sabemos que você vai se perguntar, “se é uma imagem ou arquivo da internet, não é apenas salvar? Sim, você pode fazer isso mas não será a imagem original e por meios legais você não será o dono dela.


O NFT original está registrado no nome do proprietário e somente ele poderá repassar à outra pessoa, por meio de um processo de venda e transferência de propriedade.

Podemos comparar a um obra de arte, podemos ir em um museu e tirar foto de uma obra mas ela não será nossa por direito.


A primeira NFT foi leiloada em 2021, uma obra de arte digital criada durante 5.000 dias pelo artista americano Mike Winkelmann. A obra foi uma agrupamento de 5 mil imagens e custou quase US$ 70 milhões.

Sabemos que a pergunta que não quer calar é por que uma NFT é tão cara? As pessoas que compram NFTs adquirem pois sabem que itens originais e exclusivos custumam ter um grande valor agregado no mercado. Portanto, o fato dos itens serem exclusivos, gera escassez e faz com que os valores sejam tão altos. Além de obras como essa, existem os Jogos NFT que possuem personagens ou itens que são comprados e vendidos dentro do game. Esse tipo NFT, funciona da mesma forma quanto mais raro o seu personagem ou ítem no jogo, mais caro ele pode custar.


Deu pra perceber que as NFTs já são algo que estão no nosso cotidiano não é mesmo? elas já estão espalhadas por todos os lugares, e que a intenção é que nos próximos anos esse mercado escale cada vez mais. E você está preparado para esse mundo digital?

17 visualizações0 comentário