top of page
Buscar
  • Foto do escritorVirtual Connection

Os principais riscos de segurança da informação para as empresas.

Não pensar de forma cuidadosa e cautelosa em segurança cibernética pode deixar sua empresa vulnerável a diversos riscos. Por isso separamos os principais riscos para a segurança da informação que diversas empresas enfrentam.

1) Roubo de dados

As principais informações do meio digital, são também um dos principais alvos de ataques cibernéticos. Quando uma empresa estabelece operações conectadas aos seus serviços de TI e implementa tecnologia aos processos internos, o grau de informações que fica armazenadas virtualmente é muito importante.

Não é raro encontrar fragilidades nessas redes, como tentativas não autorizadas de acesso, contas comprometidas, tentativa de clonagens, entre outras.

2) Espionagem industrial

Utilizada para observação do concorrente e obtenção de vantagens. É uma atividade que investiga alguma informação da empresa, seja um plano de negócios específico, uma estratégia de produto, uma fórmula, informações que sirvam para o concorrente.



3) Hackers de senhas

Por meio da verificação em um hash criptográfico e do método tentativa e erro, esse ataque cibernético é um dos mais executados e um dos mais simples.

A quebra da senha pode provocar sérios prejuízos para as organizações, uma vez dentro do sistema os cibercriminosos podem roubar os dados armazenados e mexer nas configurações dos servidores.

4) Funcionários não especializados / erros humanos

Esse é o risco de cibersegurança que gera danos quase irreversíveis para as empresas.

Algumas corporações não se preocupam em instruir os funcionários sobre segurança da informação, não implementam uma política bem definida sobre o tema e não demonstram os perigos que ações cotidianas, como cliques em links duvidosos e muitos outros, podem impactar na rotina individual e coletiva da empresa.


5) Softwares vulneráveis

Contar com uma infraestrutura digital atualizada é um dos pontos essenciais para se evitar os riscos. Uma vez que softwares estejam defasados e desatualizados, os mesmos irão possibilitar erros de código e brechas para entrada no sistema, prejudicando a produtividade e potencializando os ataques cibernéticos.

6) Ataques de ransomware

Por meio de um malware, que é qualquer software intencionalmente feito para causar danos a um computador, os cibercriminosos podem capturar informações e infectar diversos documentos acessíveis.

Depois disso, a prática mais comum é a que o responsável pelo ataque chantageia a empresa atacada, pedindo dinheiro em troca de uma chave de acesso aos seus documentos.


7) Phishing

Como o nome indica, neste risco de segurança da informação o agente mal intencionado irá se passar por uma pessoa ou entidade com autoridade, e dispara e-mails de contato. Tentando captar a atenção do usuário distribuindo anexos, além de links maliciosos, capazes de executar diversas funções indevidas nos servidores. Bem como a extração de informações de conta das vítimas e também de credenciais de login.

8) Adware

Muito ligado ao risco de segurança da informação que envolve o mau conhecimento dos perigos das redes pelos funcionários da empresa, está o Adware.

Esse tipo de risco requer que se haja o clique humano em um anúncio “infectado” por um malware. Os anúncios irão levar os usuários para outros sites maliciosos, abrir outras abas ou alterar a original de navegação. Esse é um dos riscos de segurança da informação mais populares.

Como garantir segurança da informação para a sua empresa?

Existem várias maneiras de se implementar uma boa gestão de segurança da informação nas empresas e, assim, evitar os riscos acima citados.

Como uma rotina de atualizações de softwares, backups e contar com softwares de segurança. Ainda sim uma das coisas mais importantes para se baixar os riscos da segurança da informação, é a capacitação e treinamento do time sobre o assunto.


Contar com colaboradores que estejam plenamente inseridos no universo digital e compreendam como a segurança cibernética é importante para o sucesso da empresa, passando a implementar hábitos de navegação mais conscientes e desempenhando ações virtuais seguras, pode ser um importante passo para desenvolver uma boa cultura digital na sua organização.

733 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page