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Redes Sociais: Qual a importância para o seu negócio e o que você precisa saber para o futuro.

Sabemos que existem muitos benefícios nas redes sociais para empresas, já que por meio delas os negócios conseguem criar um relacionamento muito mais próximo com seus clientes, e ainda podem divulgar seus produtos e serviços em um ambiente de grande alcance.  Mas nos últimos anos as redes sociais tem mudado de forma constante e muito rápida, por isso sempre temos a necessidade de nos reinventar e estar por dentro de todas as novidades que estão a caminho, e você já pensou como as redes sociais serão daqui pra frente? e como isso pode impactar o seu negócio?  No início as redes sociais eram um lugar para criar relacionamento, encontrar amigos e parentes e compartilhar momentos importantes. Atualmente elas passaram a ser muito mais que isso, hoje elas são uma grande rede de entreterimento, seja ele para se distrair ou também informativo.


Mas qual a importância real do seu negócio estar nas redes sociais?

  • Aumento da visibilidade da marca;

  • Construção de relacionamento com o público;

  • Melhora do posicionamento da marca no mercado;

  • Construção de uma base de consumidores fiéis.


Além de todos esses pontos, com o fortalecimento das tecnologias e a necessidade de acompanhar o imediatismo da Geração Z, as empresas tem nas redes sociais uma forma de se aproximarem desses clientes, criando mais experiências, por estarem nos mesmos canais que eles, e acompanhar o que eles querem e desejam, como um atendimento automatizado e humanizado, conteúdos que transmitam realmente o que eles acreditam e que faça parte do seu posicionamento. A Geração Z veio para mudar todo o mercado de consumo de informação e de produtos, esse público espera das marcas muita transparência, engajamento social e sustentabilidade. Política e meio ambiente hoje são temas mais populares entre os jovens do que eram em 2012, segundo o GWI, desbancando a preferência por assuntos como moda e filmes. Ou seja eles se mobilizam por uma variedade de causas.


Na comunicação, o consumidor da geração Z espera autenticidade e diversidade. Mais de 60% deles preferem anúncios com pessoas comuns em vez de celebridades e 82% confiam mais na empresa que usa imagens de consumidores reais nas campanhas. E esse grupo valoriza mais a diversidade porque se assume como mais diverso e procura uma representatividade maior.



Quanto mais opções, melhor para a Geração Z. Uma das características desses consumidores é o uso da tecnologia. Por isso, é importante disponibilizar diferentes canais de comunicação. O ideal é compreender em quais redes o público está mais ativo e oferecer esses diversos pontos de contato, por exemplo um sistema de atendimento via Whatsapp, suporte via redes sociais seja elas qual forem, aplicativos, atendimento automatizado como Chatbots, e muito mais.





Mas, como utilizar as redes sociais para promover negócios e atrair essa nova geração de consumidores?  Não existe apenas uma resposta para essa pergunta, pois muitos fatores podem interferir nisso, como o semento do negócio, o publico alvo e persona de cada marca, tudo isso interfere na hora de fazer seu negócio se destacar dentro das redes, mas podemos destacar alguns pontos importantes que funcionam para qualquer negócio: 

  • Criação de bons conteúdos nas redes;

  • O acompanhamento dos indicadores das redes sociais;

  • A interação contínua com os seguidores;

  • A veiculação de anúncios usando ferramentas de publicidade paga;

  • Acompanhamento das novidades e do que está em alta nas redes;

  • Adaptar conteúdos que estão em alta ao seu nicho.

 Para ter visibilidade é necessário fazer dancinha e estar no tik tok?  Com a redes sociais migrando o foco em entreterimento explorar a criação de vídeos é importante para todo negócio. 

Mas fazer dancinha ou estar em uma rede social específica depende, todos os conteúdos gerados nas redes sociais tem que ser bem alinhados aos pontos que citamos acima, como a sua persona, é ela que vai dizer o que gosta de consumir e onde gosta de consumir.


As vezes o seu público pode ser que não goste de dancinha, mas ele pode se interessar por um vídeo com uma explicação rápida sobre seu serviço ou produto, um vídeo com uma trilha sonora animada, mas não necessáriamente com dancinha.

Os vídeos do Tik Tok e Reels tem o intuito de ser algo que prenda a atenção em poucos segundos, que seja rápido para que as pessoas não desistam de consumir aquele conteúdo, atualmente vídeos como esse são uma ótima forma para aumentar a visibilidade e engajamento das empresas nas redes, mas devemos lembrar que os vídeos precisam ser alinhados as necessidades dos seus clientes. Podendo ser explorando dúvidas, mostrando bastidores da sua empresa, ou situações que costumam acontecer, ou seja conteúdos que gerem interesse pelas informações ou aproximação do público por se indentificarem com a situação.  Além disso, as evoluções nunca param e devemos ficar atentos à elas, como já temos um ideia de como será um futuro das nossas redes, onde todos estaremos no Metaverso. Um mundo digital em que seremos cada vez mais conectados e estando cada vez mais próximos de nossos clientes.


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